Belo Horizonte

‘Queria salvar aquela vida’, diz torcedor que resgatou ilhado em BH

prefeito bh chuva
O portal BHAZ falou com um dos integrantes da Máfia Azul que ajudou a salvar um homem que estava ilhado em BH (Reprodução/Redes sociais)

A noite dessa terça-feira (23) foi de muito medo para moradores da capital mineira. Isso porque um temporal atingiu a cidade inteira, provocando estragos em todas as regiões. Hoje (24), o BHAZ falou com um dos integrantes da Máfia Azul que ajudou a salvar um adolescente que estava ilhado no bairro São João Batista, região de Venda Nova, em BH.

Walisson Vicente faz parte da torcida organizada do Cruzeiro. Ele conta que estava em uma reunião com outros integrantes na sede quando começou a chover muito forte.

“A gente tava ilhado lá dentro, teve um integrante que teve o carro arrastado, vimos ele pedindo ajuda e nem pensei duas vezes: subi no carro, uns moradores arrumaram uma mangueira e conseguimos puxar ele. Deus iluminou a gente mesmo, pra conseguir salvar ele”.

“Foi tudo muito rápido, perdi meu carro ontem também, tô desempregado. O saldo positivo foi que a gente conseguiu salvar [o homem]”, finalizou.

Nas redes sociais, um vídeo mostra a ação do grupo. É possível ver nas imagens que as ruas estavam completamente alagadas no momento do resgate.

Nesta quarta-feira (24), a cidade amanheceu debaixo de galhos e troncos de árvores. De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), nas últimas 24h foram registradas 86 chamadas envolvendo risco ou queda de árvores na região metropolitana da capital.

Na avenida Amazonas, uma árvore de grande porte desabou durante a madrugada, interditando uma das principais vias de acesso do Centro. Comerciantes locais relataram que a árvore já apresentava risco de queda há algum tempo e que chegaram a notificar as autoridades, mas houve descaso.

“Tava na cara que ia tombar uma hora. Com a chuva forte de ontem, não deu outra. A fiscalização fica preocupada com coisas que não têm nada a ver e, casos como esse, eles não fiscalizam. Eles preferem deixar acontecer pra vir resolver o problema”, relatou José Nilo de Almeida, funcionário de uma lanchonete local.

Prefeito diz que em outras épocas haveria mortes

Após a forte chuva que atingiu a capital mineira na noite dessa terça-feira, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) e integrantes da cúpula do executivo municipal apresentaram as ações que serão executadas para atender os moradores dos locais atingidos pela tempestade.

Durante menos de 3 horas, choveu mais de 20% do esperado para o mês de janeiro em três regiões da cidade. Na Região Oeste, choveu 91mm, 27% do previsto para os 31 dias do mês. O temporal causou alagamentos em diversos pontos da cidade. Carros foram arrastados e diversas árvores caíram.

Belo Horizonte sobreviveu a essa grande chuva de uma forma adequada. Não foi a melhor dos mundos, mas se fosse em outras épocas, nós hoje estaríamos lamentando mortes, desastres muito grandes”, comparou Fuad.

Ainda na visão do prefeito, o grande volume de chuva que atingiu a capital durante a madrugada é “o novo normal”.

“Tivemos uma noite com uma chuva extremamente violenta. A gente costumava dizer que era fora do ‘normal’, mas, agora, temos que dizer que é o ‘novo normal’. Não adianta a gente fugir da realidade”, disse o prefeito em alusão às mudanças climáticas.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News. Graduado pelo Centro Universitário Estácio de Sá.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo