InícioGeraisAlívio e Liberação de Presos do Sistema Prisional

Alívio e Liberação de Presos do Sistema Prisional

Mutirão Carcerário do CNJ promete alívio e liberação de presos do sistema prisional de Minas Gerais

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, esteve em Belo Horizonte na última quinta-feira (27/7) para lançar oficialmente no estado o novo Modelo Nacional de Mutirão Carcerário do CNJ, conhecido como Mutirão Processual Penal. Essa iniciativa trará benefícios ao sistema prisional mineiro, pois visa diminuir a superlotação em algumas unidades.

A agenda contou com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, do secretário-adjunto, coronel Edgard Estevo, e representantes do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).

Os trabalhos de revisão processual ocorrerão até 25/8, em todos os estados do país, incluindo Minas Gerais, onde cerca de 65 mil processos serão analisados. Para esse esforço conjunto, mais de 500 juízes e mais de 2 mil servidores participarão do mutirão, sem prejuízo das atividades rotineiras. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG) também participam da ação.

Leia também: Siri, Alexa e Google Assistant – Entenda 

“O objetivo do mutirão é aliviar a carga do sistema, revisar processos e liberar aqueles que não precisam permanecer nele. Será uma ação positiva para Minas”, enfatizou o secretário Rogério Greco, que acompanhou a ministra durante o dia de agenda. Ele também destacou que o Governo de Minas está investindo R$ 74 milhões em reformas do sistema prisional, e a visita da ministra é uma oportunidade para confirmar os esforços do governo nessa área.

Durante o lançamento do mutirão, em evento no TJMG, Rosa Weber ressaltou a importância da ação: “Os mutirões foram e são essenciais para dar voz às pessoas esquecidas dentro do sistema prisional. Eles jogam luz sobre a situação e garantem o respeito aos direitos humanos”.

O desembargador da Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça e supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF), José Luiz de Moura Faleiros, afirmou que Minas foi selecionada para visita da comitiva do CNJ por ter a segunda maior população carcerária do país, ficando atrás apenas de São Paulo. O trabalho do mutirão terá foco principalmente nas mulheres em situação de risco, população LGBTQIA+, pessoas vulneráveis e migrantes de diferentes regiões. A iniciativa visa garantir a justiça e a igualdade no sistema prisional do estado.

Leia também: Curiosidades – Sobre as Formas de vida no Planeta / Curiosidades Fascinantes sobre a Batata / Bolo de milho cremoso / Traição Pode Gerar Indenização ao Traído

Tags do artigo:
Primeiramente. Em seguida. Além disso. Por outro lado . Em contrapartida. Por conseguinte. E assim sendo. Por isso. De fato. Porém. Todavia. Contudo. Entretanto. Apesar disso. Posteriormente. Anteriormente. Enquanto isso. E antes de tudo. Ou antes que. Ao mesmo tempo. Se ao passo que. Ao propósito. Mas apesar de. às vezes. Ou assim como. Então assim que. Assim sendo. Assim também. Bem como. Ou seja.

Entre em um dos nossos grupos no whatsapp e seja o primeiro a saber o que acontece em Minas, Brasil e no Mundo. RECEBA AS NOTÍCIAS NO WHATSAPP

VEJA TAMBÉM

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias