InícioNotíciasAlunas de Minas recebem prêmio após criarem 'mouse sem toque'

Alunas de Minas recebem prêmio após criarem ‘mouse sem toque’

alunas premio minas
Três alunas de uma escola no Noroeste de Minas Gerais receberam prêmios em duas categorias na Feira Virtual Stem Brasil 2023 (Divulgação/SEE-MG)

Um projeto idealizado por três alunas da Escola Estadual Neusa Pimentel Barbosa, em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, foi destaque e recebeu prêmios em duas categorias de uma feira virtual. As estudantes construíram um “mouse sem toque” direcionados para pessoas com mobilidade reduzida e outras deficiências no uso de telas.

Chamado de “Mouserduino”, o dispositivo é instalado na armação de um óculos. Ele funciona quando a pessoa realiza movimentos de cabeça para navegar e faz uma seleção quando há piscadas de olhos.

Eduarda Barbosa, Letícia Maria e Raina de Souza fazem parte do 2º ano do Ensino Médio Integrado Integral (Emti) do curso Técnico em Agropecuária. Elas são as responsáveis por desenvolverem o projeto sob orientação do professor de Agrotech, Flávio Barbosa, e supervisão da professora de química Kátia Mendes.

De acordo com Flávio, tudo começou quando as estudantes foram desafiadas a criar uma solução para o dia a dia. Então decidiram desenvolver o trabalho do Mouserduino.

“Não adianta só sermos espectadores de tecnologias que estão sendo desenvolvidas por outros, quando temos capacidade de, na nossa própria escola, criarmos uma solução para melhorar nossa qualidade de vida. Acredito que as disciplinas de tecnologia devem sempre instigar nossos alunos a buscar soluções para as ‘dores’, sejam da escola ou da comunidade”.

Destaque em premiação

O projeto demorou cerca de seis meses para ser concluído. Dentre as etapas preferidas, Eduarda Barbosa faz questão de destacar a de montagem e testagem.

“Foi significativo e importante participar porque acredito que é algo que pode influenciar a gente no futuro, na escolha da carreira, mesmo que não seja na tecnologia, porque é um conhecimento que vai ser nosso para o resto da nossa vida”, explicou.

Este trabalho ganhou destaque e ficou em segundo lugar na Feira Virtual Stem Brasil 2023 nas categorias “Tecnologia, Inovação e Robótica” e “Meninas na Ciência”.

Com o sucesso deste projeto, Letícia Maria de Oliveira ficou bastante empolgada. E agora pretende seguir nessa área.

“Aprendi bastante durante a criação e acredito que vai agregar muito em minha vida, pois tenho interesse na área de tecnologia”.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias