InícioBelo HorizonteArquidiocese de BH ganha mais um Santuário neste domingo

Arquidiocese de BH ganha mais um Santuário neste domingo

Decreto assinado por dom Walmor cria novo Santuário (Divulgação/Maria Zilda Conceição)

A Igreja Nossa Senhora de Fátima será elevada, em missa, a Santuário Arquidiocesano, neste domingo (22). A cerimônia ocorrerá às 19h na Praça da Assembleia, região centro-sul de Belo Horizonte. O título é relacionado a locais de peregrinação e grandes celebrações eucarísticas.

Abrindo caminho para a elevação, uma programação religiosa tem início nesta quinta-feira (19). Além da Santa Missa, com adoração ao Santíssimo Sacramento e procissão luminosa, haverá cânticos do ofício à Imaculada Conceição de Maria e recitação dos mistérios do Santo Rosário.

A solenidade de transição encerra as atividades da eucaristia no domingo. Em leitura do decreto assinado pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, que cria o novo Santuário, o bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, batizará a transição.

Capela, Igreja, Catedral, Basílica ou Santuário?

Confira abaixo as diferenças entre algumas dessas categorias:

Capela

A capela nada mais é que um pequeno templo católico usado para a celebração de missas e outros ritos. É a mais simples das estruturas religiosas e podem ser encontradas dentro de outras construções, como hospitais, universidades e até mesmo casas.

Igreja

A Igreja é comumente designada como um templo de qualidade de Paróquia, onde o vigário e o pároco exercem sua autoridade religiosa. Nas igrejas, os instruídos repassam conhecimento aos fiéis.

Catedral

A catedral é a sede da Diocese, unidade territorial administrada por um bispo. Tem origem em cathedra (do latim, cadeira), uma característica da construção, onde a autoridade celebra eventos litúrgicos. É natural que se destaquem pelo tamanho, servindo como ponto de referência em grandes cidades.

Basílica

Templo católico de grande porte, destinado ao recebimento de milhares de fiéis. Uma basílica só existe após receber autorização do líder da Igreja Católica, o Papa. No Brasil, existem, ao todo, 71 basílicas.

Santuário

Igreja ou paróquia marcada pelo grande movimento de devotos, celebrações eucarísticas e atendimento sacramental. Quando o local atende a esses atributos, solicita-se ao bispo e ele concede o título de Santuário. Com a elevação da Igreja Nossa Senhora de Fátima ao título, a Arquidiocese de BH passa a contar com 15 santuários ao todo.

Veja lista de Santuários da Arquidiocese de Belo Horizonte

  1. Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no alto da Serra da Piedade, em Caeté;
  2. Santa Luzia (na cidade de Santa Luzia);
  3. Santo Antônio (em Roça Grande, Sabará);
  4. Tabor da Liberdade (em Confins);
  5. Nossa Senhora da Saúde (em Lagoa Santa);
  6. Nossa Senhora Aparecida (Contagem);
  7. Nossa Senhora do Rosário (Brumadinho);
  8. Santuário da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (bairro da Boa Viagem, Belo Horizonte);
  9. São Judas Tadeu (bairro da Graça);
  10. Nossa Senhora da Conceição dos Pobres (bairro Lagoinha);
  11. Santuário da Saúde e da Paz (bairro Padre Eustáquio);
  12. São Paulo da Cruz (Barreiro, em Belo Horizonte);
  13. São José (Centro, Belo Horizonte);
  14. São Francisco de Assis (Pampulha, Belo Horizonte). 
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

VEJA TAMBÉM

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias