Economia

Confiança dos empresários da indústria mineira avança

Na comparação com o índice nacional, a pesquisa revela otimismo acima da média por parte dos mineiros

img

Empresários da indústria de grande porte são os mais confiantes | Crédito: Lenny Kuhne / Unplush

O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI-MG) referente a março deste ano avançou 1 ponto em relação ao índice de fevereiro, atingindo a marca de 53 pontos. Este foi o 14º mês seguido que o índice fica acima de 50 pontos no Estado, que é o limite entre a confiança e a falta dela. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (18) pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Quando comparado ao mês de março do ano passado (51,4 pontos), o indicador teve um acréscimo de 1,6 ponto, porém, 0,7 abaixo da média histórica do mês, que é de 53,7 pontos. 

Já na comparação com o índice nacional, a pesquisa revela otimismo acima da média por parte dos mineiros. O índice de otimismo dos empresários brasileiros ficou praticamente estável entre fevereiro (52,7 pontos) e março (52,8 pontos) e, ainda assim, menor que a dos mineiros. Entretanto, os empresários seguem otimistas e este é o 10º mês seguido que o índice avança a casa dos 50 pontos no Brasil.

De acordo com o estudo da Fiemg, o aumento da confiança dos empresários mineiros é motivado, sobretudo, pelo maior otimismo do empresariado para os próximos seis meses, que aumentou 1,3 ponto entre fevereiro (54,5 pontos) e março (55,8 pontos). Em relação ao mês de março do ano passado (54,2 pontos), o índice aumentou 1,6 ponto. 

Empresários de indústrias de grande porte são os mais confiantes

Além disso, a pesquisa detecta que a resiliência do mercado de trabalho, a recuperação gradual do mercado de crédito e as perspectivas positivas para o consumo das famílias também contribuem para fortalecer a confiança dos empresários mineiros.

Quando consideradas apenas as indústrias de grande porte, o índice fica ainda maior, chegando a quase 56 pontos (55,8) pontos.  Bem diferente do cenário das indústrias de pequeno porte em que os empresários não estão confiantes, e o índice marca os 47,8 pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo