Notícias

Copasa alerta para uso correto das redes de esgoto no período chuvoso – Portal G37

Com a chegada do período chuvoso não é incomum o registro de vazamentos de esgoto em vias públicas e até mesmo no interior de imóveis. Isso acontece em razão do lançamento indevido de água de chuva nas redes de esgoto – o que eleva consideravelmente a vazão de água nas redes, que não estão dimensionadas para esse volume e pode provocar seu rompimento.

Para se ter uma ideia, só na região metropolitana de Belo Horizonte, a Copasa recebe, por dia, cerca de 150 reclamações de extravasamento de esgoto em ruas e avenidas. E, no período chuvoso, esse número aumenta em média em 40% em razão de lançamentos indevidos de água de chuva nas redes de esgoto – o que eleva consideravelmente a vazão de água nas redes, que não estão dimensionadas para esse volume e causa extravasamentos e refluxos (que é quando o esgoto retorna para o interior dos imóveis).

Por isso, a Companhia orienta que a população não canalize água da chuva para as redes de esgoto. Isso evita o rompimento das redes da Companhia, abatimento de valas, e até mesmo o refluxo nas residências, que é quando o esgoto volta para dentro dos imóveis.

Também é muito importante que o esgoto não seja destinado à rede pluvial pois, dessa forma, ele segue diretamente para os rios e cursos d’água, sem qualquer tipo de tratamento – o que causa a poluição das águas e danos ao meio ambiente.A Copasa disponibiliza em seu site (www.copasa.com.br) e também pelo atendimento 115 ou 0800 0300 115 as orientações necessárias para a correta ligação dos imóveis à rede de esgoto da Companhia. Além disso, por meio desses canais, é possível ter mais informações e esclarecer dúvidas sobre o tema.

Fonte: Copasa

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp:

Artigos Relacionados

2 Comentários

  1. Ah, mais um alerta da Copasa sobre as redes de esgoto no período chuvoso… Será que eles vão começar a dar dicas de guarda-chuva também? 😂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo