InícioEconomiaEm Minas Gerais, financiamento de veículos cresce 20%, diz B3

Em Minas Gerais, financiamento de veículos cresce 20%, diz B3

Redução nas taxas de juros tem impulsionado as operações no Estado

img

Crédito: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio

A queda das taxas de juros, que este ano caiu de 13,75% para atuais 11,75%, aliado ao aumento do emprego e à melhoria da renda familiar, têm contribuído para o aumento dos financiamentos, inclusive, de veículos. Em Minas Gerais, a venda financiada de veículos novos e usados segue com resultados positivos. Conforme os dados da B3, em novembro, o financiamento totalizou 49,1 mil veículos. O número representa um crescimento de 20,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano até novembro, essas operações avançaram 10,1%.

Os dados da B3 mostram que houve pequena retração nos financiamentos de novembro frente a outubro, 0,3%, o que pode ser justificado por novembro ter menos dias úteis.

Em nível nacional, os resultados também foram favoráveis. Conforme o levantamento da B3, as vendas financiadas de veículos somaram 538 mil unidades em novembro, entre novos e usados. O montante, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o País, representa um crescimento de 17,8% na comparação com o mesmo período de 2022 e de 0,8% em relação a outubro de 2023.

No País, o segmento de autos leves registrou alta de 18,2% ante novembro do ano passado. Comparado com outubro, o crescimento foi de 3,3%. Já o financiamento de veículos pesados teve alta 17,3% na comparação com novembro de 2022, mas queda de 8,6% em relação a outubro. O número de financiamentos de motos no mês foi 17% maior do que em novembro de 2022, mas 4,4% menor do que em outubro.

Queda dos juros e cenário macroeconômico melhor estimulam financiamentos 

Conforme o economista e especialista em educação financeira da Suno, Guilherme Almeida, a melhora do cenário econômico e a queda de juros têm contribuído para a melhoria das condições de financiamentos. 

“A redução da taxa de juros e a perspectiva de mais reduções geram uma redução do custo dos financiamentos, consequentemente, isso estimula mais as pessoas a recorrerem a esse tipo de operação para fazer aquisição de bens, especialmente duráveis e semiduráveis”, explicou.

Ainda segundo Almeida, existem outros fatores que também contribuem para o aumento dos financiamentos como os indicadores macroeconômicos, principalmente, os relacionados ao consumo que estão em um campo positivo, sendo, assim, um estímulo adicional para o consumo. Segundo Almeida, quando avaliado, por exemplo, o mercado de trabalho, os indicadores de emprego e renda estão muito mais positivos do que no mesmo período de 2022.

“Tivemos uma redução muito forte da taxa de desemprego. Nós temos dados recordes de massa salarial, ou seja, mais renda disponível no mercado para o trabalhador. Consequentemente, essa renda muitas vezes é direcionada para o consumo. Essa melhoria do ambiente econômico acaba estimulando muitas operações de comprometimento da renda familiar, via empréstimos, financiamentos, e, certamente, o financiamento de automóveis é um desses que são influenciados”.

Financiamento de veículos por segmentos em Minas Gerais

Conforme o levantamento, no segmento de autos leves o financiamento chegou a 37 mil unidades, alta de 3,7% ante outubro. Frente a igual mês de 2022, a variação positiva chegou a 22,5%. Os financiamentos somaram 36.563 unidades.

Nos 11 primeiros meses do ano, o financiamento dos autos leves chegou a 368.897 unidades, aumentando, então, 8,2% quando comparado com igual intervalo de 2022.

Em novembro, o financiamento de veículos pesados somou 2.802 veículos. O resultado representou um aumento de 10,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, porém, frente a outubro, houve queda, de 8,6%.

No acumulado do ano, os financiamentos de veículos pesados somaram 28.001 unidades. Dessa forma, houve uma queda de 7,3% se comparado com o período de janeiro a novembro de 2022.

Já o número de financiamentos de motos foi 14,6% maior do que em novembro de 2022, mas 11,2% menor do que em outubro deste ano. Somente no 11º mês do ano, o financiamento de moto somou 9.084 unidades. No ano, as unidades financiadas, 99.295, aumentaram 24,2%.

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias