InícioEconomiaFinanciamento de veículos cresce em Minas Gerais

Financiamento de veículos cresce em Minas Gerais

Apesar da alta na comparação com o mesmo mês de 2023, os números representam queda de 9% em relação ao mês anterior

img

Financiamento de motos registra aumento de 37,2% na comparação com fevereiro de 2023 e de 6,1% em relação ao mês anterior. | Crédito: Adobe Stock

Minas Gerais apresentou crescimento de 25,9% no financiamento de veículos novos e usados em fevereiro. Os dados, divulgados pela B3, a bolsa de valores do Brasil, mostram que o Estado somou 46,7 mil veículos financiados no segundo mês de 2024, dos quais aproximadamente 33,9 mil novos e 12,7 mil usados.

Apesar da alta no último mês na comparação com o mesmo período do ano anterior, os números representam queda de 9% em relação a janeiro. Destaque para o financiamento de motos, que registrou elevação nas duas bases de comparação, com aumento de 37,2% na comparação com fevereiro de 2023 e de 6,1% em relação ao mês anterior.

O segmento de automóveis leves apresentou alta de 22,2% sobre o mesmo período do ano passado e queda de 13,4% comparado com janeiro. Já o número de financiamento de veículos pesados registrou alta de 34,6% frente ao mesmo mês de 2023, mas 2% menor do que em janeiro.

Do total de veículos financiados em Minas Gerais no mês, 33,5 mil foram do segmento de automóveis leves, sendo 28,5 mil usados. Já em relação às motos, foram financiadas 10,3 mil unidades, com a venda de novas motos em maioria, somando 6,5 mil unidades. Em relação ao financiamento de veículos pesados, dos 2,7 mil totais, 1,7 foram referentes a unidades usadas.

Ao considerar a variação estadual do financiamento de veículos pelo recorte de novos e usados, Minas Gerais apresentou alta de 29,5% em unidades novas e 24,7% em unidades usadas.

No contexto nacional, o País apresentou crescimento de 30,7% no financiamento de veículos. Considerando modelos novos e usados, o crescimento foi de 40,2% e 26,2% respectivamente. Foram cerca de 525 mil financiamentos, dos quais aproximadamente 344 mil são do segmento de novos e 180 mil usados.

Segundo o gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro, os primeiros meses de 2024 mostram números positivos e dão continuidade à recuperação do setor vista no segundo semestre de 2023. Ele ressalta que a queda em relação ao mês anterior se deve ao número de feriados no período, uma vez que a média de veículos financiados em fevereiro por dia útil é maior do que em janeiro.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias