InícioEconomiaFrota do setor de locação de veículo cresce 3,6% em Minas Gerais

Frota do setor de locação de veículo cresce 3,6% em Minas Gerais

Segundo Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, setor registrou avanço de 22% frente ao ano anterior, com 590.870 veículos adquiridos

img

Faturamento do setor foi de R$ 44,9 bilhões. Crédito: Localiza / Divulgação

O setor de locação de veículos, por mais um ano, registrou resultados positivos em Minas Gerais e no Brasil. Conforme a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o setor alcançou um faturamento bruto de R$ 44,9 bilhões, representando, assim, um avanço de 22% frente ao ano anterior. Ao todo, foram 590.870 veículos adquiridos pelas empresas do setor e emplacados no Brasil, deste total, 369.974 unidades foram em Minas Gerais.

O presidente do Conselho Nacional da Abla, Marco Aurélio Nazaré, explica que em um ano nada tranquilo para a economia, o setor cresceu em ritmo muito acima do PIB do País. A alta no faturamento foi de 22%.  

“Em 2023, o setor também conseguiu manter o volume anual de compras de veículos na casa dos 590 mil automóveis e comerciais leves. Assim, manteve a participação próxima de 30% no total de vendas das montadoras em 2023. No último bimestre, a participação do nosso setor ficou, inclusive, acima de 32%”, apontou.

Nazaré destacou que os resultados ganham mais significado porque, em meados do ano passado, houve o programa temporário de descontos para compra de veículos. Porém, o programa do governo federal não incluiu as pessoas jurídicas.

Locação registra bons resultados em Minas Gerais 

Em Minas Gerais, conforme o diretor regional da Abla e presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (Sindloc- MG), Luciano Miranda, os resultados também foram favoráveis.  

“Os resultados de Minas Gerais foram positivos, impulsionados, principalmente, pelo porte das empresas. Em 2023, continuamos com a maior frota do País e registramos o maior número de emplacamentos. O resultado é muito mais em função do dinamismo dos empresários do setor, que continuam a investir, do que os fatores econômicos”.

Ainda segundo Miranda, apesar do início da queda dos juros ainda em 2023, o crédito para aquisição dos veículos continua muito caro e escasso. Isso ainda é um desafio para o setor. Além disso, os preços altos dos veículos também interferem no desempenho. 

Emplacamentos

Em Minas Gerais, conforme os dados da Abla, os emplacamentos do setor somaram 369.974 unidades em 2023 ante as 380.389 unidades registradas em 2022. Conforme o presidente do Conselho Nacional da Abla, Marco Aurélio Nazaré, mesmo com a retração, o resultado é expressivo. Dentre os fatores que interferiram no volume de aquisição estão os custos elevados com os veículos novos, juros elevados e crédito limitado.  

“Mesmo com a queda, os emplacamentos das locadoras em 2023 foram significativos, ainda mais ao lembrarmos que, em meados do ano passado, foi lançado o programa temporário de descontos para compra de veículos, do governo federal, que não incluiu as pessoas jurídicas”, explicou. 

Frota das locadoras de veículos cresce em Minas Gerais

Quanto a frota do setor de locação de veículos, de Minas Gerais segue na liderança. Ao todo, são 982.002 automóveis e comerciais leves, ante os 947,876 registrados em 2022, representando, então, uma alta de 3,6%. O número de locadoras no Estado também aumentou, passando de 371 em 2022 para 429 em 2023, alta de 15,6%.

Dentre os mercados atendidos, a terceirização de frota continua com o maior volume, respondendo por 60% da frota, em seguida, veio o turismo de lazer, 25%, e o turismo de negócios, com participação de 15%.  

Em 2023, os empregos gerados pelo setor de locação somaram 16.846 ante os 15.136 registrados em 2022.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias