Economia

Gasmig vai dar início às obras do Gasoduto Centro-Oeste

A realização dos trabalhos ocorrerá por etapas, com duração de até dois anos

img

O projeto atenderá oito municípios mineiros | Crédito: Gasmig / Divulgação

As obras do Gasoduto Centro-Oeste serão iniciadas na próxima segunda-feira (4). O objetivo do projeto é ampliar o Sistema de Distribuição de Gás Natural. A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) deve investir cerca de R$ 780 milhões neste que deve ser seu maior projeto de expansão desde 2010, quando foram finalizadas as obras dos gasodutos Vale do Aço e Sul de Minas.

O novo gasoduto, de aproximadamente 300 quilômetros, ligará a cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) ao município de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado. Ele também atenderá outras seis cidades. São elas:

  • Sarzedo
  • São Joaquim de Bicas
  • Igarapé
  • Juatuba
  • Mateus Leme
  • Itaúna

Os municípios beneficiados representam aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial de Minas e 7% do total do Estado.


PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

A realização dos trabalhos ocorrerá por etapas, com duração de até dois anos. A expectativa é de que cerca de 1,3 mil postos de trabalho sejam gerados durante o pico das obras.

De acordo com a metodologia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto do gasoduto Centro-Oeste da Gasmig tem o potencial de geração de mais de 15 mil novos empregos.

O fornecimento de gás natural para os primeiros municípios atendidos está previsto para o primeiro semestre do próximo ano. O gasoduto foi planejado visando uma possível expansão do Sistema de Distribuição de Gás (SDGN) para o Triângulo Mineiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo