InícioEconomiaMinas Gerais implanta internet 4G em 100 distritos

Minas Gerais implanta internet 4G em 100 distritos

Programa Alô, Minas! pretende chegar a marca de 157 antenas instaladas até fevereiro de 2024

O programa Alô, Minas! da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) atingiu a marca de 100 antenas de telefonia e sinal 4G instaladas em distritos e localidades do Estado que ainda não contavam com cobertura. Até fevereiro de 2024, a previsão é de que mais de 150 antenas estejam ativas, proporcionando benefícios a mais de 110 mil mineiros.

As antenas, fruto da parceria entre o Governo de Minas e as operadoras Algar, Claro, TIM e Vivo, já impactaram positivamente a vida de mais de 78 mil pessoas. Lançado em 2020, como parte do projeto estratégico Minas Atende, o programa continua a expandir sua presença, promovendo ativações desde maio de 2022, quando aconteceu a instalação das primeiras antenas e desde então a atuação nos municípios contemplados têm aumentado.

O vice-governador, Mateus Simões (Nono), enfatizou o significativo progresso do programa e o novo marco, durante a abertura do Delta Fórum 2023, realizado nesta terça-feira (21), no Sebrae Minas. Ele salientou a importância do acesso à telefonia móvel para o desenvolvimento de comunidades.

“A nossa conexão de celular em pequenas comunidades, nosso Alô Minas!, já atende a cem localidades pequenas e temos um edital pronto para ser publicado neste ano para atender outras cem localidades. O acesso à telefonia móvel é importante para o desenvolvimento de qualquer comunidade. Essas iniciativas que às vezes parecem pequenas são portas para fortalecer o turismo, o comércio e a geração de empregos”, afirmou.

Os municípios contemplados assumem responsabilidades cruciais para a operacionalização do Alô, Minas!. Eles devem prover e disponibilizar terrenos para a construção e instalação das torres de telefonia por um período de 20 anos, respeitando os aspectos técnicos necessários para cobertura do sinal.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, reforçou que o objetivo do Governo de Minas é levar ainda mais melhorias para as comunidades.

“Em breve, será lançado o edital da segunda fase do programa – o Alô, Minas! II, para levar telefonia celular e internet de qualidade a outros cem distritos e localidades. Isso é fundamental para que as pessoas efetivamente possam ter acesso aos serviços públicos. Assim, vamos aproximar cada vez mais o Estado do cidadão, ampliando conexões, simplificando serviços e garantindo acessibilidade”, afirmou.

minas gerais internet 4G
Programa do Governo de Minas, por meio da Seplag, leva cobertura a localidades que não tinham acesso aos serviços | Crédito: Reprodução Site Governo de Minas

Oportunidades Alô, Minas!

O programa visa aprimorar as condições de vida da população mineira, proporcionando acesso à telefonia móvel e à internet. Essa iniciativa não apenas agiliza a comunicação, mas também cria oportunidades locais e gera novas possibilidades de autonomia e desenvolvimento em diversas regiões de Minas Gerais.

No último ano, a iniciativa ativou a primeira antena com tecnologia 5G em área rural do País, na localidade de Parque das Árvores, em Nova Ponte, Triângulo Mineiro. Foi a primeira zona rural brasileira a contar com cobertura de telefonia móvel e conectividade de quinta geração de internet.

Nos locais beneficiados, as prefeituras devem garantir o acesso às torres, além de agilizar processos como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos municipais.

*Estagiária sob supervisão da edição

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

VEJA TAMBÉM

2 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, internet 4G em 100 distritos de Minas Gerais? Que evolução, hein? Finalmente poderemos fazer lives de nossas vacas pastando! 💁‍♀️🐄

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias