InícioBelo HorizontePiso do Cefet-MG dilata e quebra devido ao calor

Piso do Cefet-MG dilata e quebra devido ao calor

Piso quebrou devido ao fenômeno chamado dilatação térmica (Twitter/Divulgação)

O piso do prédio principal do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) dilatou com o calor e quebrou, nessa quinta-feira (16).

Um vídeo mostra assoalho se “soltar” do chão no campus Nova Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte.

De acordo com a instituição, o piso quebrou devido à “dilatação térmica”, que é um fenômeno físico responsável pelo aumento das dimensões de um material ou substância quando exposto ao aumento de temperatura.

Veja o vídeo abaixo:

Mais calorão

O alerta para a onda de calor que atinge Belo Horizonte, emitido pela Defesa Civil da cidade, foi prorrogado até domingo (19). O aviso era válido até quarta-feira (15), mas foi mantido devido a persistência das altas temperaturas.

Com isso, a atuação de uma massa de ar seco e quente pode elevar os termômetros em BH, que devem registrar temperaturas superiores a 33°C, no período da tarde, até domingo.

Neste sábado (18), a previsão indica a máxima de 39ºC, índice nunca alcançado na cidade. Apesar do calorão, há também a possibilidade de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento, a partir do final da tarde.

Já a umidade relativa do ar mínima em torno de 15%, à tarde, o que pode representar risco à saúde, já que o índice ideal, segundo a OMS, varia de 60 a 80%.

No domingo, o céu ficará parcialmente nublado, com pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, principalmente a partir da tarde. Os termômetros deverão oscilar entre 22°C e 34°C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 35%, à tarde.

Para manter a saúde em dia durante o tempo seco, o órgão recomenda uma série de cuidados. Veja abaixo: ⠀

  • Hidrate-se;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
  • Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
  • Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
  • Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
  • Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.

VEJA TAMBÉM

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias