Economia

Turismo impulsiona setor de serviços em Minas Gerais

Segundo o IBGE, a atividade de serviços cresceu mais de três vezes acima da média nacional

img

O Circuito Cultural da Pampulha, em Belo Horizonte, é um dos principais pontos turísticos da Capital/ Crédito: Adobe Stock

O setor de serviços em Minas Gerais cresceu 7,7% em 2023. De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento do Estado foi mais de três vezes superior ao nacional, de 2,3%. O segmento foi impulsionado pelo turismo, com uma alta expressiva de 15% no acumulado do ano passado, a maior do País.

Apesar disso, o setor de serviços como um todo recuou 1,4% em dezembro no Estado em relação ao mês anterior, enquanto no Brasil avançou 0,3%. Mas em relação ao mesmo mês de 2022, o setor cresceu 1,7% em Minas Gerais. No País, o recuo foi de 2% na mesma base de comparação.

Para o IGBE, os dados refletem como a trajetória do setor de serviços no Estado não foi homogênea. O levantamento mostra que o desempenho do setor em Minas Gerais foi positivo no ano, mas variou muito de um semestre para o outro. Foram sete meses de crescimento e cinco de queda. O destaque foi para a primeira metade de 2023, quando os meses de fevereiro (1,1%), março (3,2%) e maio (2,5%) registraram os maiores crescimentos no decorrer do ano passado.

Além da maior alta do Brasil no acumulado até o último mês de 2023, o turismo de Minas Gerais registrou alta de 2,3% em dezembro comparado com o mesmo mês de 2022. Na comparação com novembro, houve pequena queda de 0,1% nas atividades turísticas.

Outros destaques do setor de serviços em Minas Gerais em 2023

  • Serviços de informação e comunicação + 13,3%;
  • transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios + 8,4%;
  • serviços profissionais, administrativos e complementares + 7,1%.

Todas essas médias foram bem superiores às médias nacionais, que, seguindo a mesma ordem, registraram, respectivamente, altas de 3,4%, 1,5%, 3,7%.

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo