InícioEconomiaUberaba tem saldo positivo na abertura de microempresas individuais (MEIs)

Uberaba tem saldo positivo na abertura de microempresas individuais (MEIs)

Atualmente, a cidade conta com 24.420 negócios do tipo em atividade

Balanço apresentado pelo Mapa das Empresas aponta que, em fevereiro, Uberaba registrou saldo positivo na abertura de microempresas individuais (MEIs), com 264 novos empreendimentos. Atualmente, a cidade conta com 24.420 MEIs em atividade, representando 62% do total de empresas ativas. A categoria MEI foi criada em 2006 para formalizar profissionais autônomos e oferecer benefícios previdenciários com custos acessíveis. Segundo dados do Ministério da Economia, os MEIs compõem a maior parte das empresas brasileiras. (JM Online – Uberaba)

Borrachalioteca em Sabará

A Borrachalioteca, ponto cultural de Sabará, anuncia o lançamento do projeto “Borrachalioteca Impressos”, focado no reaproveitamento de papéis para a produção de materiais sustentáveis. Impulsionado pelo Programa Parceria Sustentáveis da AngloGold Ashanti, o projeto representa mais um passo em direção à sustentabilidade e à inovação. Desde sua fundação em 2002, a Borrachalioteca tem expandido suas atividades, tornando-se um ponto de referência cultural na cidade. Entre suas realizações, destaca-se a organização da primeira Festa Literária de Sabará. (Sabará Notícias)

Teófilo Otoni ganha hospital

Unimed Três Vales realizou solenidade, na noite de sexta-feira, 8 de março de 2024, no Dia Internacional da Mulher, para a inauguração do seu hospital em Teófilo Otoni. O Hospital Unimed Três Vales conta com uma estrutura de grandes centros com equipamentos de ponta, 68 leitos de internação, 4 salas de cirurgias de pequeno e médio porte, 1 sala para cesariana e 1 sala parto humanizado, sala da família e brinquedoteca. A diretora-presidente da Unimed Três Vales, Vera Lúcia Lauar, destaca que o projeto contempla a UTI que será aberta futuramente. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Feira de negócios em Cooxupé

Mais de 30 mil cafeicultores do Sul e Cerrado mineiro, da Média Mogiana do estado de São Paulo e das Matas de Minas se encontrarão em busca de soluções e ações sustentáveis para as lavouras de café, durante a Femagri 2024 – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, organizada pela cooperativa cafeeira Cooxupé, em Guaxupé, de 20 a 22 de março. Com foco em soluções sustentáveis, o evento aborda questões ambientais, sociais e econômicas, visando elevar os níveis de sustentabilidade nas propriedades. (Jornal da Região – Guaxupé)

Caratinga terá campus do IF

O Vale do Aço ganhará um novo campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Caratinga. A construção da unidade, junto com outras em sete municípios mineiros, trará desenvolvimento regional e oportunidades de educação profissional. A instalação do IFMG em Caratinga considera o potencial agrícola e de logística da região, oferecendo cursos que atendam às demandas locais. O projeto prevê a implantação no antigo terreno do Instituto Brasileiro do Café, com cursos técnicos e superiores gratuitos. (Jornal Diário do Aço – Ipatinga)

Infraero assume aeroporto de Valadares

O Aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares, passa a ser administrado pela Infraero. A cerimônia de entrega da gestão aconteceu nesta terça-feira (12), no Auditório Luiz Franco (5º andar da Prefeitura). O evento contou com a presença do diretor de Administração da Infraero, Aparecido Luiz da Silva, e de autoridades locais. Além da entrega da gestão, foram apresentados detalhes sobre a nova administração e o planejamento das obras de ampliação do aeroporto. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

BH é finalista no World Green

A Prefeitura de Belo Horizonte é finalista do Prêmio World Green City Awards 2024 por sua política de apoio à agricultura urbana e à agroecologia, que promove a produção de alimentos saudáveis em parceria com a comunidade local. A iniciativa, reconhecida pela Associação Internacional de Produtores de Horticultura (AIPH), abrange desde hortas comunitárias até técnicas agroecológicas em espaços urbanos, visando segurança alimentar, inclusão social e preservação ambiental. Com mais de 100 mil metros quadrados dedicados à agricultura urbana e cerca de 400 agricultores envolvidos, Belo Horizonte se destaca como líder em sustentabilidade urbana. (Jornal São Geraldo – Belo Horizonte)

Coleta seletiva na Usiminas

Conforme divulgado pela Mineração Usiminas, a coleta seletiva garantiu o recolhimento de 50.897 quilos de materiais recicláveis em 2023. Foram mais de 50 toneladas de itens como plásticos, papéis, papelão, vidro, metal e eletrônicos, beneficiando cidades vizinhas e contribuindo com o desenvolvimento ambiental e socioeconômico da região. Os itens foram destinados à Cooperativa de Reciclagem e Trabalho de Itaúna (Coopert), que atualmente opera com 90 cooperados, e à Associação dos Catadores e Parceiros do Meio Ambiente de Igarapé (Apaig), que conta com 16 associados. (Folha Povo – Itatiaiuçu)

Rotas da fé impulsionam o turismo

O turismo religioso em Minas Gerais continua a ser uma força econômica significativa, especialmente durante a Semana Santa. A segunda edição do programa turístico Minas Santa impulsiona a movimentação turística em cerca de 600 municípios participantes do projeto. Procissões, encenações da Paixão de Cristo, missas solenes e feitura de tapetes devocionais fazem parte da programação. As rotas da fé destacam a religiosidade e a cultura mineira, gerando aproximadamente R$ 5 bilhões por ano. Essas iniciativas não apenas impulsionam o desenvolvimento econômico, mas também fortalecem a identidade cultural do Estado.(Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)

Uberaba deve ter 90 mil declarações

O prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física em 2024 começa em 15 de março e vai até 31 de maio. A Receita Federal divulgou as regras para a declaração do IRPF, com ano-base 2023. Em Uberaba, a expectativa é que aproximadamente 90 mil declarações sejam entregues. No ano passado, a Receita Federal recebeu 84.065 declarações de contribuintes uberabenses. Em todo Brasil a projeção é de receber 43 milhões de declarações. Em 2023, foram recebidas 41.151.515 declarações. O programa de declaração do Imposto de Renda será liberado para download também a partir do dia 15 de março (hoje), com versões para desktop e celular.(Jornal da Manhã – Uberaba).

“Mulheres na Produção Cultural”

O Fórum da Mulher na Cultura de Divinópolis chega à sua 3ª edição, após dois anos de sucesso. O evento, organizado pelo Coletivo Musa – Mulheres Unidas na Arte, terá como tema o papel das mulheres na produção cultural e acontecerá nos dias 22 e 23 de março no espaço cultural do Coletivo Bem te Conto. Com rodas de conversa, capacitação, apresentações artísticas e foco na Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc II, o fórum promete ser um espaço de debate e mobilização cultural. As inscrições são gratuitas. (Portal Agora – Divinópolis)

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias