Notícias

Valadares implantará programa para controlar população de animais de rua

A política pública tem como objetivo controlar a população de animais de rua na cidade

GOVERNADOR VALADARES – Em breve, Governador Valadares dará início ao Programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED). A iniciativa tem como objetivo controlar a população de animais de rua na cidade, garantindo uma vida mais saudável e segura para os animais.

A iniciativa é resultado da proposta do vereador Alê Ferraz (NOVO) que instituiu o CED, e as organizações parceiras, como associações de proteção a animais do município, por meio da lei nº 7.582, publicada e sancionada em 11 de outubro de 2023. De acordo com o vereador, o projeto conta com recursos de emendas parlamentares de mais de R$ 900 mil, através dos mandatos do senador Cleitinho (Republicanos) e do deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB).

O projeto foi oficializado pelo Município no dia 6 de fevereiro, e prevê a esterilização de mais de 3 mil animais em um ano. O programa também inclui ações de conscientização e educação da população sobre a importância do bem-estar animal e a prevenção de doenças.

Para Alê Ferraz, a implantação do CED é uma vitória para a causa animal na cidade. “Há muito tempo estamos nessa luta junto com os protetores. Estou muito feliz por termos conseguido adotar mais uma política pública tão importante para os animais, ONGS, protetores e simpatizantes da causa”, afirma.

FOTO: Divulgação Câmara Municipal

Recursos

O recurso para implantação do projeto já está disponível para o Município, e a Associação de Protetores e Amigos Pets dos Vales será responsável pela execução da proposta. Ainda segundo Alê Ferraz, a associação aguarda o pagamento do plano para dar início ao CED. A previsão é que o projeto comece no início de março.

“A questão do controle populacional de animal solto na rua tem que ser enfrentado e precisa de duas coisas para fazer: uma é a castração e outra é a conscientização da população com a responsabilidade da posse responsável desse animal”, explicou o vereador.

A partir disso, o CED é uma medida de política pública para o controle da população de animais de rua. A esterilização previne a reprodução descontrolada, reduzindo o número de animais abandonados nas ruas. Além disso, o programa contribui para a saúde pública, diminuindo o risco de doenças zoonóticas.

Castramóvel

Além disso, a partir desta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, o serviço do Castramóvel, promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), retomará o funcionamento no município. Os tutores de pets que já fizeram o cadastro para ter acesso ao serviço serão atendidos pela equipe da CCZ, que entrarão em contato para agendar a data e horário de atendimento. Para mais informações e esclarecimento de eventuais dúvidas, basta entrar em contato com o CCZ pelo Whatsapp (33) 99979-6742. Caso ainda não tenha um cadastro, basta entrar no site da prefeitura e preencher o formulário.

O Castramóvel, apesar do nome, fica estacionado no Centro de Zoonoses, na Rua Soldado Edson Veloso, no bairro Santos Dumont. Todo procedimento é feito dentro de uma base, uma espécie de trailer, preparada para fazer a castração dos animais.
A duração da operação varia de acordo com o paciente (cão ou gato), e se é macho ou fêmea. Em média, o procedimento costuma ser realizado em torno de 15 a 40 minutos. Após a operação de castração é importante que o tutor redobre os cuidados com o animal, para ajudar no processo de recuperação. O pós-operatório é de 15 dias. No final da cirurgia, a veterinária passa a explicação de como são feitos os cuidados, os curativos e também os medicamentos que as pessoas irão precisar administrar. No final dos 15 dias, o tutor do pet deve retornar ao CCZ para que os veterinários retirem os pontos do animal. Todo o serviço é gratuito.

Em Governador Valadares, o Castramóvel existe desde 2019. “Um castramóvel é uma ferramenta vital para promover o controle populacional de animais domésticos em um município. Além de ajudar a reduzir o número de animais abandonados e a superpopulação nas ruas, oferece uma série de benefícios tanto para a comunidade quanto para os próprios animais”, explicou Alê Ferraz.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo