Economia

Vendas de veículos usados crescem 9,5% em Minas Gerais

Em janeiro, as operações neste segmento somaram 150.371 unidades no Estado, apontam dados da Fenauto

img

No Brasil, as operações envolvendo veículos seminovos e usados totalizaram 1,201 milhão de unidades, segundo a Fenauto | Crédito: Divulgação/Fenauto

A queda dos juros e os preços mais acessíveis dos veículos usados e seminovos frente aos zero quilômetro estão impulsionando a demanda em Minas Gerais. Conforme os dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), em janeiro, as vendas somaram 150.371 unidades no Estado, resultado, assim, em um aumento de 9,5% frente a janeiro de 2023.

Apesar da alta em relação a janeiro de 2023, na comparação com dezembro, quando foram vendidos 167.541 veículos em Minas Gerais, a queda foi de 10,2%.

O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Leonardo de Oliveira Junior, explica que o desempenho de janeiro foi favorecido pela queda dos juros, preços acessíveis e condições especiais oferecidas pelos lojistas. 


PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

“A alta nas vendas de janeiro frente a igual mês de 2023 aconteceu por alguns fatores. Entre eles estão o preço do carro zero que está em patamar de preços mais alto e também a taxa de juros que vem baixando. A redução dos juros contribui muito para as pessoas irem às compras. Além disso, muitos consumidores reservam o 13º salário para trocar de carro logo nos primeiros meses do ano”.

Ainda conforme Oliveira, para estimular as vendas, muitas lojas também fazem promoção, como a quitação parcial ou total do IPVA. “Algumas empresas têm feito campanhas pagando a primeira parcela do IPVA e até mesmo quitando todo o imposto do seminovo”. 

Em 2024, vendas de veículos devem crescer em Minas Gerais

Para o ano, as estimativas são positivas. O representante da Assovemg acredita que a comercialização de veículos seminovos e usados, em Minas Gerais, cresça entre 5% e 8%.

“A Fenauto estima uma alta no mercado nacional de 12%. Mas, sou mais cauteloso e acredito em uma elevação de 5% a 8%. Apesar da queda dos juros, o índice ainda está elevado e o crédito está caro, isso impacta nas vendas”, explicou.

Crédito: Maurício Vieira / Assovemg

Venda de veículos também cresce em nível nacional

Em nível nacional, o resultado foi equivalente ao registrado em Minas Gerais. Conforme a Fenauto, ao todo, foram comercializadas 1.201.177 unidades no mês, resultando, assim, em uma alta de 13,1% frente a janeiro de 2023.

No Brasil, o resultado de janeiro ficou 13,2% menor se comparado com dezembro. Para o presidente da Fenauto, Enilson Sales, a queda das vendas de janeiro frente a dezembro são normais e esperadas pelo setor.

“O resultado não nos surpreendeu, pois é um comportamento muito frequente em todo começo de ano. Além das vendas serem melhores nos últimos meses, por conta da injeção do 13º salário, por exemplo, nos dois primeiros meses do novo ano o consumidor já se depara com gastos com o IPTU, IPVA, matrículas escolares e reajustes que acabam impactando as vendas do varejo”.

O resultado de janeiro, frente a igual mês de 2023, foi considerado muito bom e para o ano, as expectativas seguem positivas. “Consideramos que as vendas de veículos em janeiro apresentaram um resultado muito bom. Por isso, temos boas expectativas para este ano”, disse.

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo