Economia

carros elétricos ameaçam empregos do País

Governador falou sobre os riscos que a importação de baterias para esses tipos de veículos impõe à indústria nacional, mas enalteceu os carros a etanol

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou, nessa quinta-feira (19), em seu discurso na abertura da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em São Paulo, que a intensificação do uso do carro elétrico no Brasil é uma ameaça aos empregos dos brasileiros. Como alternativa aos veículos movidos a eletricidade, o chefe do Executivo estadual enalteceu os automóveis movidos a etanol, aos quais se referiu como “tão sustentável quanto”.

“Nós temos que lembrar: o carro elétrico é uma ameaça aos nossos empregos. A transição para o carro elétrico envolve a importação de baterias, que pouquíssimos países produzem. Envolve nós destruirmos milhões de empregos de uma cadeia produtiva que não terá mais sentido. Peças de motor à combustão, escapamentos, uma série de itens não são usados no carro elétrico. Vai significar a migração de empregos, sem considerar em posto de gasolina e concessionárias”, disse.

“O Brasil tem condição de mostrar para o mundo que ele tem uma alternativa ao carro elétrico. O nosso carro a etanol, que muitas vezes é esquecido, é tão sustentável quanto o elétrico, ou até melhor. Muitas vezes o que temos assistido é um carro elétrico na tomada, sendo carregado, e o que está atrás gerando essa energia é uma usina termoelétrica altamente poluente. Então, precisamos mostrar que o Brasil já tem hoje uma frota considerável movida a um combustível renovável. O Brasil não tem conseguido mostrar isso”, enfatizou o governador. 

Antes do assunto carros elétricos, Zema aproveitou para falar sobre o que o Estado vem fazendo na esteira da transição energética. Ele destacou que Minas Gerais está provando que o café que produz é feito sem desmatamento e com total responsabilidade e que o aço fabricado no território mineiro é mais verde do que o de outros países. O governador ainda citou a produção de lítio no Vale do Jequitinhonha e os embarques do mineral que já foram realizados neste ano.

Frota X importação de baterias pode diminuir

Embora Zema se mostre preocupado com o aumento da frota de veículos elétricos, os números estão subindo exponencialmente. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que, no primeiro semestre de 2023, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves eletrificados cresceram 58% na comparação com o mesmo intervalo do exercício passado. 

Esse foi o melhor resultado da série histórica. Ao todo, foram emplacados 32.239 eletrificados entre janeiro e junho deste ano, ante 20.427 vendas na mesma época de 2022. Para se ter uma ideia, em todo o ano de 2021, foram vendidos 34.990 veículos elétricos e híbridos no País.

Também citada pelo governador, a importação de baterias para os carros elétricos pode diminuir substancialmente nos próximos anos, com a instalação da Bravo Motor Company em Minas Gerais. A empresa vai construir um complexo industrial em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para fabricar baterias, sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos para mobilidade pública, como ônibus, táxis e vans. 

A construção da fábrica está estimada para iniciar no primeiro semestre de 2024, com o start da produção 24 meses depois. Inicialmente, o investimento no empreendimento seria de R$ 25 bilhões em um prazo de dez anos. Entretanto, o CEO da companhia, Eduardo Javier Muñoz, disse ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, que esse montante deverá ser alcançado em cerca de sete anos, conforme já publicado. 

De acordo com o executivo, o projeto, batizado de Colossus Cluster, vem avançando nos últimos meses. Segundo ele, a operação, que estava prevista para começar com uma capacidade anual de produção de baterias de 200 megawatts-hora, agora começará com cinco vezes mais. De acordo com Muñoz, o potencial produtivo será de, pelo menos, 1 gigawatt-hora e, com isso, a fabricante pretende chegar a 35 GWh em um período máximo de dez anos. 

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

2 Comentários

  1. Essa história de carros elétricos ameaçarem empregos é conversa fiada, gente! Vamos abraçar a tecnologia e pensar no futuro! 💪🚗💨

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo