InícioEconomiaserviços cresce abaixo da média nacional em Minas Gerais

serviços cresce abaixo da média nacional em Minas Gerais

Enquanto a atividade cresceu 0,1% no Estado na comparação com dezembro, o desempenho no País foi de 0,7%

img

O IBGE analisa o desempenho do setor de serviços todos os meses | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio

Com crescimento mais tímido que a média nacional, o setor de serviços em Minas Gerais apresentou, no primeiro mês de 2024, um avanço de 0,1% frente a dezembro de 2023, na série com ajuste sazonal. O dado é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O destaque em Minas Gerais foi para os serviços de informação e comunicação, que registrou alta de 17,8% de acordo com o IBGE. Enquanto isso, no Brasil, o crescimento registrado foi de 0,7% no mesmo período. No acumulado de 2023, no Brasil, foram constatadas 7 variações positivas e 5 negativas, conforme o IBGE.

Os resultados por atividades em Minas Gerais, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, apontam variações positivas do volume de serviços em 3 das 5 atividades investigadas. Destaque para serviços de informação e comunicação (17,8%) e serviços prestados às famílias (3,8%).

Além disso, Outros serviços (-10%) registrou o maior recuo, mantendo a tendência de baixa apresentada durante o ano que passou. No total, considerando todas as atividades, o avanço da atividade em janeiro na comparação com dezembro foi de 5,4%.

Por fim, vale dizer que, após queda acentuada em dezembro, o setor voltou a crescer, ainda que pouco, em alguma medida influenciado pela redução constatada no último mês de 2023.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias