Economia

Dia do Consumidor 2024: prepare-se para a data

Comemorado no dia 15 de março, data é oportunidade para alavancar vendas no varejo ao longo de toda a semana

Aos poucos o Dia Internacional do Consumidor tem se consolidado como uma importante data do primeiro semestre para o comércio. Comemorado no dia 15 de março, ele tem se transformado numa oportunidade para o varejo ampliar vendas e atrair novos clientes, sejam para lojas físicas ou virtuais – e ao longo de toda a semana.

É o que destaca o vice-presidente da Fecomércio MG e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (SinComércio), Gilson Amaral. O Dia do Consumidor tornou-se mais uma data comemorativa no primeiro semestre que pode ajudar a alavancar vendas não só no dia 15, mas durante toda a semana.

“É uma data ainda explorada de forma tímida no Brasil. Copiamos um exemplo de fora que é a black friday e esquecemos do dia que seria o oficial em ‘presentear’ o consumidor”, pontua Amaral.

Na visão do vice-presidente da Fecomércio, os empresários precisam se atentar que, além de ser parabenizado, o consumidor quer mercadoria de qualidade, preço baixo e encontrar o que ele precisa.

E, para que isso aconteça, ele sugere algumas dicas importantes. “Os varejistas precisam trabalhar esta data agregando valor aos seus produtos, oferecendo produtos de forma promocional e se diferenciando da concorrência”, diz. 

Amaral pontua que hoje o comércio sofre uma concorrência desleal com os importados e, para vencê-la, é preciso que o consumidor valorize o produto local e o varejista o atraia com vantagens competitivas.

“Um dos maiores diferenciais do lojista que tem seu ponto de venda aqui para aquele em que o produto vem importado é a praticidade e a quase garantia de que seus direitos serão cumpridos. Quando se trata de produtos importados, fazer com que haja garantia dos direitos é uma tarefa mais complicada. Se você recebe uma mercadoria importada quebrada, por exemplo, o processo de garantir o produto é mais complexo”, diz.

Comerciante deve estocar dentro do limite

Além das vantagens competitivas, Amaral comenta sobre a importância de controlar de forma correta o estoque.

Ele orienta que o comerciante não deve se aventurar investindo alto em um estoque, correndo o risco de ele ficar parado e não ter como pagar o fornecedor. O estoque mal gerido pode se tornar um grande problema de fluxo de caixa.

“Ele tem que conhecer o negócio dele e os hábitos dos clientes para poder calcular, numa eventual promoção, o volume correto necessário para reforçar o estoque”, orienta. 

Outro ponto importante, recomendado pelo presidente do SinComércio, é o investimento em anúncios nas redes sociais: “É a mídia mais eficiente, mais rápida e mais barata”.

Ele também não deixou de pontuar a boa experiência do cliente, reforçando a importância do bom atendimento. “Todo mundo gosta de ser bem tratado. O cliente bem atendido, volta”, avalia.

4 dicas para o comerciante atrair clientes no Dia do Consumidor:

  • Agregar valor aos produtos, oferecendo promoções e se diferenciando da concorrência.
  • Controlar o estoque corretamente.
  • Investir em anúncios nas redes sociais.
  • Garantir uma boa experiência ao cliente, para que ele queira voltar depois.

Consumidores devem ficar atentos para não cair em ciladas

As promoções acabam atraindo golpistas. E, quando se trata de consumo no varejo, eles ficam ávidos a “dar o bote”. Por isso, Gilson Amaral também faz um alerta para o consumidor para que ele não caia em ciladas.

“É importante valorizar o produto nacional, perceber se o produto tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e não acreditar em promoções muito excepcionais”, orienta.

Em compras on-line, Amaral recomenda que os consumidores fiquem atentos às armadilhas. “É importante comprar em sites confiáveis, empresas conhecidas e ter cuidado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo