Economia

Vila Galé já definiu terreno para resort em Brumadinho

Prefeitura vai doar área para a construção do complexo hoteleiro

img

Terreno onde será instalado resort da Vila Galé está a 4 quilômetros do Instituto Inhotim | Crédito: Adobe Stock

Além de Ouro Preto, na região Central do Estado, a rede portuguesa Vila Galé pretende investir na construção de outro resort em Minas Gerais, dessa vez em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nas proximidades do atrativo mais conhecido do município: o Instituto Inhotim – museu de arte contemporânea ao ar livre e jardim botânico.

O terreno para o resort já foi escolhido, segundo o secretário de governo de Brumadinho, Alcimar Barcelos, mais conhecido como Cid. “O terreno de 10 hectares já está praticamente negociado pela Prefeitura”, diz.

Ele conta que foram apresentados ao presidente e fundador do Vila Galé, Jorge Rebelo Almeida, há cerca de dois meses, quatro terrenos na cidade e ele se interessou por um deles, que está a quase 4 quilômetros de Inhotim.

Na última quarta-feira (29), o empresário voltou ao local e fez uma alteração no traçado do terreno, que deve ser doado pela Prefeitura de Brumadinho para que seja viabilizado o empreendimento na cidade.

A área é avaliada em R$ 2,5 milhões. O próximo passo, conforme o secretário, é fazer a formalização da doação pela Câmara Municipal de Brumadinho. A doação, conforme ele, terá algumas condicionantes, como geração de emprego preferencialmente para moradores do município, treinamento de mão de obra, entre outras.

A assessoria de imprensa do Vila Galé confirmou a visita ao local na última quarta-feira (29) a convite da Prefeitura de Brumadinho. O interesse pelo terreno próximo a Inhotim foi confirmado e a empresa informou que está analisando a possibilidade.

A possibilidade de ter um empreendimento da rede em Brumadinho surgiu, conforme noticiado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, em 2021, quando do 20º aniversário da Vila Galé no Brasil, representantes do governo mineiro chegaram a ter reuniões com os executivos da rede portuguesa, que confirmou avaliar a possibilidade.

Em Ouro Preto, o investimento para a construção do Vila Galé Collection Ouro Preto é da ordem de R$ 120 milhões para o empreendimento de 298 quartos e que tem como foco os eventos.

Resort vem reforçar a diversificação de Brumadinho

Barcelos diz que o objetivo da doação da área em Brumadinho, além de gerar emprego e renda na cidade, é incentivar a diversificação econômica da cidade, reduzindo a dependência do minério de ferro.

E uma das apostas, impulsionada pelo Instituto Inhotim e pelas belezas naturais da região, é justamente no turismo. “Queremos criar uma rota turística que tem um projeto que conta com um teleférico”, diz. Ele acrescenta que a viabilização do aeroporto em Betim, também na RMBH, ajudaria a impulsionar o turismo em Brumadinho.

Além do Vila Galé, outro investimento do setor hoteleiro está sendo viabilizado no município. O Grupo Clara Resorts anunciou em agosto deste ano compra de um hotel-butique e de uma área destinada a um novo resort em Inhotim.  

De acordo com a empresa responsável, o empreendimento contará com 46 bangalôs, piscinas climatizadas e cobertas, sauna, spa e dois restaurantes. O empreendimento será viabilizado por fases.

Com investimento de centenas de milhões nos próximos seis anos, o projeto inclui a ampliação e a finalização das obras do hotel boutique até dezembro de 2024 e a construção de um novo resort até 2029.

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo